Coparticipação – O que é coparticipação?

Compartilhe:

coparticipação, contato

Coparticipação é um possível ponto para o Plano de Saúde. É assim uma alternativa para que deseja ter serviços médicos, mas sem pagar muito. Portanto sua diferença com o plano de saúde tradicional (individual ou coletivo) é que, com coparticipação, o usuário paga. Além da mensalidade, assim por cada serviço utilizado. Exemplificando: o plano com coparticipação tem mensalidade reduzida, no entanto, o usuário paga por consultas, exames, internações etc.

É necessário avaliar o quanto compensa para contratar um plano desse tipo, devido às taxas cobradas em consultas e afins.

É importante assim frisar que as taxas variam de seguradora para seguradora. Podemos cobrar por meio de um valor fixo ou percentual. Determinado pelo plano e previsto em contrato.

De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A operadora só é proibida de cobrar o valor integral do procedimento. Portanto, fiquem atentos a fraudes quando optarem por esse plano, o ideal é se atentar ao contrato sempre!

Mas o que é cobrado no plano com coparticipação?

O plano de saúde com coparticipação, portanto atualmente, é aquele em que o usuário paga uma parcela pelos serviços utilizados, além do valor fixo mensal. Entre os serviços cobrados estão:

Consultas médicas – Cobraremos o valor por consulta. Porém, vale ressaltar que não será cobrada coparticipação no retorno dentro do prazo de 30 dias.

Exames simples – Cobraremos por exame e não por coleta. Caso seja necessário fazer uma coleta de sangue, isso não quer dizer que irá pagar o valor referente a um exame. Através de uma coleta poderão ser feitos vários tipos de exames, como por exemplo: hemograma, triglicerídeos, Colesterol, Glicose, TSH e etc.

Geralmente em um check-up básico é necessário fazer em torno de 10 a 15 exames simples.

Exames especializados – Cobrados individualmente os exames especializados. Se precisar, por exemplo, de uma ressonância magnética. O valor cobrado será a um exame especializado.

 

Internações – É o mesmo caso dos exames especializados.

Cobraremos o valor da coparticipação referente a internação. Indiferente se a internação for de um dia ou dez dias. Não será cobrada coparticipação sobre os exames realizados em regime de internação.

Está pensando em contratar um plano de saúde com coparticipação?

Para isso, é importante conhecer as vantagens que esse tipo de plano irá lhe oferecer. Confira abaixo!

-> A mensalidade do plano é mais em conta;
-> A cobertura é a mesma de um plano comum;
-> Ideal para quem não tem doenças crônicas, mas quer ter mais tranquilidade em relação à
saúde;

Uma das principais vantagens desse tipo de plano é que as mensalidades são mais em conta. Isso é possível porque há o pagamento de uma taxa e de cada procedimento realizado. Com isso, o plano com coparticipação acaba saindo assim mais barato quando comparado com os planos tradicionais.

Porém, mesmo com essa vantagem é importante estar atento. Isso porque o usuário desse plano paga parte do valor do procedimento. Sendo assim, a coparticipação acaba impedindo o excesso de utilização indevida por parte do segurado. E esse é um dos motivos para que as instituições empresariais adotem esse tipo de plano de saúde. Já que não têm um excessivo número de consultas e exames.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

2 comentários em “Coparticipação – O que é coparticipação?”

  1. Your post reflects the essence of the topic and provides helpful insights for readers. Thanks for sharing your expertise with us.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest